O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player



 

Editora Alaúde

   

Releases

      << Volta
 

Institucional

Releases

Imagens

Clippings

 

  Novo livro da Alaúde traz orientações práticas para uma vida menos estressante

Por meio de um programa de treinamento semanal, com lembretes e explicações detalhadas sobre os efeitos positivos da atenção plena, a autora Jan Chozen Bays apresenta um manual simples com práticas que podem nos ajudar a desligar o “piloto automático” e focar a consciência nos pensamentos e atividades do momento.  

Elogiar verdadeiramente alguém, respirar três vezes antes de atender ao telefone e ser pontual podem, em tese, ser atitudes que nada têm em comum. Mas, na prática, fazem parte de um plano, com outras 50 orientações, que sugere que a vida pode ser muito mais leve e tranquila se estivermos extremamente atentos ao momento presente. Compilados pela professora e orientadora em mosteiros zen, a doutora Jan Chozen Bays, todos esses indicativos são frutos da experiência prática da atenção plena que ela compartilha no livro Como domar um elefante – 53 maneiras de acalmar a mente e aproveitar a vida, recém-lançado no Brasil pela Editora Alaúde.

Nele, a abadessa do mosteiro Great Vow Zen Jan se propõe a mostrar que o exercício da atenção plena, que nada mais é que a atenção total no que acontece fora e dentro de si mesmo -é bem mais objetivo do que parece e que traz benefícios que contribuem para controlar a mente e diminuir o estresse do dia-a-dia. Por meio de um programa de treinamento semanal, com lembretes e explicações detalhadas sobre os efeitos positivos dessas práticas, a autora apresenta um manual simples que pode ajudar o leitor a cultivar a “presença consciente” e, assim, conquistar uma vida mais harmônica. São práticas transformadoras que podem ajuda a desligar o piloto automático e focar a consciência nos pensamentos e atividades do momento. Evitando as distrações e concentrando-nos no que realmente importa, seremos capazes de espantar a angústia e recuperar o controle da vida.

Elefante selvagem
Mas o que elefantes e mentes têm em comum? A autora explica que, assim como os animais, que no tempo de Buda eram treinados para ir para as frentes de batalha e obedecer a comandos sem fugir do barulho e do caos da guerra, a mente treinada pode se manter estável no cenário de mudanças rápidas da vida contemporânea. E é exatamente aqui que a prática da atenção plena entra.

Um dos exercícios sugeridos por ela em Como domar um elefante, e que pode trazer mais serenidade à vida, é o que consiste em usar os espaços coletivos – como banheiros, salas, cozinhas - e sair deles sem deixar vestígios. A ideia é a de que, por uma semana, a pessoa procure manter esses ambientes sem indícios de que ela esteve por ali. O objetivo, além do óbvio, ou seja, o de evitar que a bagunça se acumule, é o de fugir da tentação de deixar para o outro a tarefa de arrumar a nossa própria desordem.

Também típico da rotina da maioria das pessoas é o costume de se distrair nos horários das refeições. Tevês e aparelhos eletrônicos ligados são alguns dos itens que têm tirado o foco da comida. Aqui a regra é ainda mais clara: é preciso se concentrar e apreciar o que se está ingerindo. “Desfrute cada porção de alimento. Desfrute cada momento!”, convida Jan.

Ainda no intuito de desmistificar a ideia de que para praticar os exercícios sugeridos será necessário abrir espaços em agendas já tomadas por uma série de outras atividades, vale ressaltar que todos foram testados pela própria autora: “Sou pediatra, esposa, mãe e avó, então sei bem como o dia-a-dia pode ser estressante e cheio de desafios. Desenvolvi muitos desses exercícios para mim mesma, para ficar mais consciente, mais feliz, mais relaxada com o fluir da vida agitada”, assegura. Sendo assim…não custa nada tentar.


Sobre a autora

Professora de meditação e pediatra, a doutora Jan Chozen Bays leciona na Comunidade Zen do estado do Oregon, EUA, desde a década de 1980. Nas aulas, dedica-se a ensinar o conceito de atenção plena bem como sua aplicação ao cotidiano e à alimentação. É cofundadora e abadessa do mosteiro Great Vow Zen.

Sobre a Editora Alaúde
Pioneira no país na publicação de livros de automobilismo, a Alaúde vem ampliando e diversificando suas linhas editoriais com títulos na área de alimentação, saúde, filosofia prática, espiritualidade, desenvolvimento pessoal e profissional. Para mais informações, visite o site www.alaude.com.br.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

Parceria 6 - Assessoria de Comunicação
(55-11) 3062-9951 - 3081-1260
www.parceria6.com.br   

Raquel Magalhães
raquel@parceria6.com.br
(11) 8657-6921

Heloizi Parra
heloizi@parceria6.com.br
(11) 7717-5804 Nextel: ID 55*7*5307

Antoune Nakkhle
parceria6@parceria6.com.br
(11) 7717-5802 Nextel: 55*7*5305